Blog

Alto custo e escassez afetam o setor têxtil no Brasil

  • Alto custo e escassez afetam o setor têxtil no Brasil

    Com a alta procura dos produtos, setor têxtil encontra reviravolta na oferta e demanda de produtos.

    Com a alta demanda dos produtos o setor têxtil encontra-se dentro de uma reviravolta na oferta e demanda dos produtos, sem ter uma previsão exata de quando tudo volta a sua “normalidade”, enquanto isso grandes empresas vem enfrentando a grande falta da matéria-prima, para suas atividades normais além do aumento significativo no valor da compra dos principais materiais para a produção em pequena e grande escala , atrapalhando uma possível retomada dos seus estoques próximo a época de festas.

    Com o avanço do dólar frente ao real, o preço da pluma do algodão, para o consumo interno disparou, já que a cotação é baseada no mercado internacional. A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, a Abit, entende que não há motivos para pânico. Como a cadeia de produção é longa, por mais que os preços para o produtor subam, é pouco provável que exista necessidade de repasse no valor do produto final. Mas Edmundo Lima, presidente da Associação Brasileira do Varejo Têxtil, a Abvtex, não pensa da mesma forma. “Começamos a perceber que o limite do que o varejo pode suportar em termos de redução de margens já foi ultrapassado”, diz ele. “Para não aumentar os preços dos produtos, as grandes varejistas estão em um momento de negociação. Mas os pequenos empreendedores, que têm lojas individuais, não têm esse poder de barganha.”

    A pandemia do COVID-19 trouxe consigo inúmeros efeitos e tem afetado inúmeros setores e o têxtil não fica fora dessa avalanche de problemas, afetando diversas empresas por onde passa. Mas o que mais afetou o setor foi, o auxílio emergência disponibilizado pelo governo e tornando a procura da renda extra como a venda de peças confeccionadas com barbantes e linhas como opção de  uma ajuda financeira, dentro das casas brasileiras, aumentando a demanda na procura dos produtos, fazendo assim com que os produtores aumentem o preço tendo em vista que, as importações diminuíram drasticamente, por conta do aumento do dólar.

    A aquecimento da demanda e como o consumidor final esta sendo afetado

    A falta da matéria prima realmente tem afetado as produção do setor em geral, entretanto não é somente a falta da matéria-prima têxtil que esta em falta,  incontáveis setores foram afetado conforme as Associações dos Comércios, e a redução de funcionários fez com que alguns setores, chegassem bem próximo do seu encerramento das atividades,  fazendo com que não só falte o fio do algodão, mas para algumas empresas, o plástico para as embalagens e assim por diante.

    O Brasil ocupa a quarta posição entre os maiores produtores mundiais de artigos de vestuário e a quinta posição entre os maiores produtores de manufaturas têxteis, tendo isso em mente, empresas tem procurado novas alternativas para que o prejuízo não seja tão agravante como em outros setores, mas o fator mais importante é que todos os clientes, entendam que nenhuma empresa tem o interesse em encerrar suas atividades, ou ter que escolher entre abrir novos clientes ou não, principalmente em Dezembro,  período mais atrativo para a venda de produtos.

     

    https://veja.abril.com.br/economia/alta-de-custo-e-escassez-de-materia-prima-comecam-a-preocupar-setor-textil

    Indústria têxtil enfrenta falta de matéria-prima e alta de preços